×
×
I LOVE TYPOGRAPHY

TIPOLOGIA

Muitos de vocês já ouviu falar de Kris Sowersby e algo me diz que vamos ouvir muito mais sobre ele. Ele é o cara atrás das sans serif tipográfica National e das serifas tipográficas Feijoa; ele esteve também na equipe de três que criou (possivelmente o tipo do ano?) o FF Meta Serif.

Como você começou a desenhar o tipo?

Houve um ponto na escola de desenho quando percebi que eu gostava de desenhar letterforms, tanto que eu preferia fazer caracteres tipográficos do que ser um desenhista gráfico. Acho que foi quando estava desenhando/copiando Bembo  letra por letra, tentando entender como foi juntado. Notei que o arco do ‘n’ sutilmente se curva para a direita durante todo o trajeto na serifa.

bembo.gif

Por alguma razão aquilo chocou-me, foi bastante surpreendente. É um detalhe que pareceria bastante inócuo, mas ainda empresta tanto calor e caráter à impressão impressa total. Ainda tenho aquele esboço, ao lado dele escrevi “Bembo enxadrezado!”.

Por que Desenho de Tipo (ao contrário de, digamos, luta livre com urso no circo)?
Porque eu adoro! Qual outra razão pela qual eu passaria inúmeras horas fazendo isso?

Because I love it! Why else would I spend countless hours doing it?

The Love of Type

Qual é a sua parte favorita no processo de desenho?

Tenho duas partes que são as minhas favoritas, se me é permitido dizer. O primeiro é o início esboçar & desenhar, compreendendo o como & o por que da face. Esta é a parte mais criativa, atraente do processo. A segunda parte é o acabamento tipográfico, pegando na prateleira ou entregue ao cliente. Isto é bom por duas razões: o trabalho é completo & posso ser pago.

Qual é a sua irritação relacionada ao tipo mais grande? (de Lauren)

Tenho várias. (Por favor tenha em mente que esses não me deixam aceso à noite. Tenho outras ‘irritações’ que são não-tipográficas & muito mais importantes.) Um seriam os comentários infinitos, mal informados que algumas pessoas fazem na Internet. A Internet parece tirar o pior da gente! Um certo software de desenho do tipo é carrinho de bebê & a frustrante, é um estorvo ao trabalho.

Os desenhistas gráficos que talham caracteres tipográficos existentes em nome ‘da inovação’ ou ‘fazer algo diferente/legal’ me faz girar os olhos, quero com isso dizer acrescentar uma serifa, cortar uma serifa, arredondar um terminal, acrescentar um feio swash etc., etc. O pior é ver realmente bons caracteres tipográficoa serem mal usadosl. Isto é sempre decepcionante.

Qual a única coisa que você gostaria que todo desenhista soubesse sobre o tipo? (de Roger Gordon)

Como utilizar corretamente o tipo. Não necessariamente penso aderir à censura da Nova Tipografia ou o Cálice Cristalino ou o Novo Brutalismo ou algo assim. O que realmente quero dizer é:

1) A maioria dos caracteres tipográficos têm ambientes nos quais eles realmente brilham, certos usos que nunca falham.
2) Outros têm ambientes nos quais eles sempre falham, geralmente em lugares onde nunca os conceberam para funcionar.
3) Selecionar alguns trabalhos maravilhosamente nas situações mais absurdas.

Um competente tipógrafo/desenhista sabe a diferença entre 1) & 2). Honestamente isto não é muito difícil de fazer. Um tipógrafo/desenhista realmente excelente sabe como usar 3). Este é alguém que pode fazer uma tipologia virar uma estrela. É muito mais difícil fazer – mas, Cristo, você sabe quando você a vê!

feijoa-sample-iam.gif

De qual época do tipo que mais inspirou  você? … parece muito anos 70. De? Se devesse escolher uma época específica, qual? (de Cody Curley)

Os anos 70? Você está brincando? Há muitos séculos do desenho tipográfico; não creio que eu alguma vez tenha sido diretamente influenciado pelos anos 70. Ultimamente fui exposto a alguns livros de espécimes dos séculos 18/19 – os caracteres tipográficos realmente me arrastaram. Adoro olhar trabalho antigo, tentando entender o que veio antes & por que; como o trabalho de uma pessoa influencia outra. Eu acho o tipo histórico/obscuro muito mais interessante, por isso influente, do que a maior parte do trabalho que está acontecendo agora.

De onde você é influência o seu tipo? (de George Coltart [ele diz que foi à escola com você.])

Kia ora George! (Foi há muito tempo, companheiro.) Sendo de NZ realmente influi no meu tipo, mas receio que eu não saiba exatamente como. Talvez eu devesse viajar um pouco mais para ter alguma perspectiva, viver em outro país & trabalhar lá, como você. Realmente não há uma cultura grande de desenho tipográfico na Nova Zelândia, o que pode explicar alguma coisa. Isto significa que sou efetivamente auto-didata, portanto não assino em nenhum determinado estilo ou modo de pensar, a distância permite-me ser muito mais seletivo na minha abordagem. Posso olhar para, digamos, o tipo metálico Espanhol de 1700 e permanecer bastante objetivo sobre ele. Receio que isto não responda à sua pergunta, desculpe.

FF Meta Serif

Feijoa in four weights (illustration: display)

Você tem Feijoa, Nacional e FF Meta Serif sob seu cinto; o que vem agora?

Agora mesmo, tenho vários caracteres tipográficos em andamento. Em nenhuma ordem determinada, FF Unit Slab (uma placa serifa companheira da FF Unit), Newzald (uma econômica serifa texto), a Valência (um Modern quente), Karbon (uma sans serif aparada), National Condensed & Compressed (adições familiais a National) e Aperture (uma sans para tamanhos pequenos). Há também algumas outras coisas excitantes em que espero estar implicado, mas você terá de esperar por isto.

footnote.gif
[Kris Sowersby é um desenhista de tipo profissional da Nova Zelândia. Você pode visualisar o seu web site aqui, e compre seus caracteres tipográficos aqui.]

Muito mais entrevistas estão por vir emTipologia. Não perca!

Translated by Vitor Mazzeo.

previous: Archer the Elegant Slab Serif

next: Porque Bembo Cansa

Typeface Categories

fonts on tape