×
×
I LOVE TYPOGRAPHY

Terminologia de Tipos: Humanista

Cada tema, desde a odontologia até manipulação do cão tem o seu próprio vocabulário – termos que são peculiares (único) para ele. A Tipografia não é excepção. Aprender a língua franca (lingo) dos tipos vai fazer a tipografia muito mais acessível, e que irá, por sua vez, conduzir a uma maior compreensão e esperamos um maior apreço por todas as coisas “tipo”.

Hoje, vamos dar uma olhada em apenas um desses termos, nomeadamente, a “Humanista”. Tu podes ter te cruzado com este termo antes (ou tu podes até estar a pensar, o que raio é isto?). O termo Humanista faz parte da nomenclatura que descreve classificação de tipos. Durante o período de 1800 um sistema de classificação de tipos foi derivado, e embora muitos outros sistemas e subconjuntos deste sistema existam, basicamente é esta:

Humanista / Old Style / Transição / Moderna / Slab Serif (Egípcia) / Sans Serif

Até ao final desta série de seis partes, ser-lhe-á bastante au fait com todos estes termos; e imagina a alegria que tu vais sentir quando orgulhosamente exclamares para deleite da tua esposa, namorada, namorado, vizinho, gajo da loja do canto,

Olha no tipo inspirado na Humanista! Nota como o perfil do “e” minúsculo …

Assim, sem mais delongas, vamos começar a nossa caminhada – um caminho que nos levará a partir do incunabula aos dias de hoje.

[Incunabula] pode referir-se às primeiras fases do desenvolvimento de qualquer coisa, mas tem vindo a defender-se mais particularmente para os livros impressos na Europa antes de 1500.— A Short History of the Printed Word (Uma Breve História da Palavra Impressa)

O modelo para os primeiros tipos móveis foi a Blackletter (também conhecida como Bloco, Gótico, Fraktur ou Inglês Antigo), um pesada, negra, às vezes quase ilegível – para os olhos modernos – linguagem que foi comum durante a Idade Média. Felizmente, os tipos baseados na blackletter foram em breve substituídos por algo um pouco mais fácil de ler, (drum roll…) – entra a Humanista.

gutenberg-bible-detail-page1.jpg

Os tipos Humanistas (por vezes referidos como Venezianos) apareceram por volta de 1460 e 1470, e não foram inspirados na linguagem gótica negra como textura, mas sobre formas mais leves e abertas dos escritores humanistas Italianos. Os tipos Humanistas eram, ao mesmo tempo, os primeiros tipos latinos.

jenson.jpg

Características

Então, o que torna Humanista, Humanista? O que a distingue de outros estilos? Quais são as suas principais características?

1 A barra no “e” minúsculo inclinada;
2 Altura-x relativamente baixa;

chracter-humanist.gif

3 Baixo contraste entre o “grosso” e “fino” dos braços (basicamente o que significa que há pouca variação da largura de braços);
4 cores escuras (não uma referência à cor no sentido tradicional do termo, mas, em geral leveza ou obscuridade da página). Para uma melhor impressão de uma página da “cor” analisá-la através de olhos semi-fechados.

Exemplos

E aqui estão alguns exemplos de tipos Humanistas:
Jenson, Kennerly, Centaur, Stempel Schneidler, Verona, Lutetia, Jersey, Lynton.

centaur1.gif

Embora a influência dos tipos Humanistas tem um grande alcance, não são muitas vezes vistos hoje em dia. Apesar de um breve renascimento durante o início século XX, a sua cor relativamente escura e a altura-x baixa ficaram fora de moda. No entanto, merecem a nossa atenção – mesmo a nossa admiração – porque são, de certa forma, os grandes pais dos tipos modernos.

Agarra no teu passaporte e embala a tua escova de dentes porque na parte dois estamos de saída de Veneza para dar uma olhadela mais próxima aos tipos “Old Style”. Para aqueles interessados em testar os seus conhecimentos, poderão dizer quais dos seguintes não são geralmente considerados como sendo tipos Humanistas:

Erasmus, Times New Roman, Caslon, Cloister, Guardi, ITC Garamond

Outras leituras:

Wikipedia entrada para Blackletter
A Short History of the Printed Word, chapter 4 — Chappell and Bringhurst
Type — The Secret History of Letters
, chapters 1 and 11 — Simon Loxley

Read Part 2: Type Terminology–Old Style

Translated by Miguel Batista.

previous: Sunday Type: Potato Type

next: Terminologie typographique: Humanistique

Typeface Categories

learn greek type desgin
font deals of the week
fonts on tape